28 de agosto de 2010

O Princípio da Guitarra Rock




O Princípio da Guitarra Rock


O Zen e a arte de fazer power chords...

A música é responsável pela arquitetura sonora que permeia nossa vida, seja em nossa dança, meditação ou qualquer outra atividade de nossa existência.

Partindo dessa premissa, esta série de colunas será dedicada mais ao lado de observador dessas esculturas musicais, bem como a nossa “dama das seis cordas” pode ser utilizada a serviço de suas criações.

Em diversas fases da música, enxergamos que a guitarra desempenha papel diferente, seja de apoio em big bands de jazz tradicional, criação de partes memoráveis das composições dos Beatles, levadas à frente na década de 80 por nomes como Eddie Van Halen e diluindo-se em texturas e distorções no dito Nu Metal.

É obrigação de qualquer artista saber entregar-se nos braços da Arte, considerando-a como uma entidade à parte, a qual devemos respeitar da mesma forma com que sua mera audição nos eleva o espírito.
Daí surgir, para o guitarrista, a dúvida maior de como utilizar nossas incontáveis horas de estudo, fluência em arpejos, sextinas, etc... Talvez a resposta esteja meio ligada ao princípio budista de anulação do Ego, comparando nosso eu a gotas perdidas no oceano...

De maneira mais prática, vão algumas dicas de como direcionar nosso estudo e nossas energias. A principal é focalizar nosso tempo num repertório que possa servir para qualquer circunstância.Segue então, uma lista de algumas músicas obrigatórias para qualquer guitarrista.

Obs.
- Centrar um pouco seu tempo de estudo no aprendizado e memorização destas, com certeza, vai elevar sua musicalidade num outro patamar.

Bill Haley -Rock Around the Clock

Chuck Berry- Johnny B.Good

Beatles- Twist and Shout
Day Tripper
A Hard Days Nigth

Stones -Satisfaciton
Jumpin Jack Flash

Who _ Pinball Wizard
My Generation

Police - Every Breath You Take
Message in a Bottle

Van Halen- Aint Talkin Bout Love

Ozzie/ Randy Rhoads_ Crazy T

Purple - Smoke on the Water

Creedence_ Proud Mary

U2- Sunday Blood Sunday

Cream -Sunshine of your Love

Eagles- Hotel California

Dire Straits-Sultans of Swing
Money for nothing

Nirvana- Smells Like Teen spirit
Heart Shaped Box

Jimi Hendrix- Purple Haze
Hey Joe

Metallica- Enter Sandman
Seek and Destroy

Black Sabath- Paranoid
Iron Man

Led Zeppelin -Imigrant Song
Black Dog

Bob Marley_ No Woman No Cry

Copie cada nuance destas, imite a pegada e o som da guitarra, entre na alma da interpretação, seja um artista e não um mero puxador de cordas. Ouça muito!!!

Com seu repertório fixo, chame seus amigos para fazerem um bom e alto som.(Viu como é fácil, agora, ter sua banda?)

A tese é que da mesma forma que num curso de letras e literatura o aluno é obrigado a ler os clássicos, é obrigação para o guitarrista de rock ter a mesma postura, que irá, entre muitos outros benefícios, gerar: sonoridade e segurança.

Em outras colunas, somaremos concepções e idéias que se associarão aos princípios acima citados.

Para finalizar, um pequeno koan budista, uma espécie de pegadinha mental que os mestres Zen utilizavam para limpar a mente:

“Todos conhecem o som de duas mãos que aplaudem; qual será o som de apenas uma mão que aplaude?”

Sucesso e música a todos.


Abraços.
Espaço do guitarrista voltando a ativa
Bateria Brazuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário